…tenho esta história:

Como eu disse antes, estou sobrecarregada de atividades na faculdade. Precisava de uma história que tivesse um bom argumento para um filme…

…tenho esta história:

Toda à tarde quando eu voltava da escola, lá estava ele, o mendigo. Sentado, escrevendo algo num pedaço de papel, rodeado por uns seis cachorros. Todos os cães deitados aos seus pés, quietinhos, como se respeitassem aquele momento do seu dono. A praça por onde eu passava no caminho da escola, parecia ser o pano de fundo ideal para aquele quadro: um mendigo vestido de terno preto com camisa branca – encardida – um chapéu Panamá velho na cabeça e uns três livros com capas antigas debaixo do braço. Todos os dias, menos nos de chuva, lá estava ele a escrever. Olhava para cima, como quem pensasse nas frases, depois voltava ao papel e acrescentava-lhe algo. Num certo dia, passei diante dele comendo bolachas, nossos olhares se cruzaram e então lhe ofereci algumas. Para minha surpresa ele aceitou. Parei diante dele e estendi-lhe o pacote, ele apanhou uma bolacha. Sem ter o que dizer, perguntei que livros eram aqueles. Respondeu-me então, que eram livros de filosofia e português e um dicionário. Contou-me que era professor de português, mas estava afastado do ensino há muitos anos. Eu não queria entrar em detalhes, mas não me contive em perguntar o porquê. Foi aí que ele contou-me que perdera a família num acidente de automóvel, esposa e três filhos. Entrou em depressão, não sentindo vontade de mais nada na vida. Perguntei-lhe o que escrevia naqueles papéis todos os dias. Ele retirou do bolso um deles e começou a ler para mim. Eram poesias! Belas combinações de palavras formando frases. Pelo português corretíssimo, não pude duvidar de sua história. Contou-me também, alguns episódios de quando era professor. Fiquei perplexa, não conseguia perguntar mais nada, despedi-me e voltei para casa. Fiquei dias pensando em como alguém com tanto conhecimento, pode se desligar do mundo assim? Desistir de tudo?

Acredito neste, como um bom argumento para um filme!

Deixe um comentário

