…saudades de subir escadas!

…cenas que se repetiram por muitos domingos da minha infância!

“Numa certa época dos anos 70, aos domingos, eu e meu pai passeávamos pela cidade deserta. No caminho, uma passadinha num cliente dele, dono de uma pastelaria. Meu pai pedia um caldo de cana pra mim e outro pra ele; me perguntava que recheio de pastel eu queria – eu sempre dizia palmito, meu favorito!
No caminho de volta, pelo centro velho, na Ladeira da Memória eu não queria subir, meu pai me puxava pela mão e dizia:
_São apenas alguns degraus filha, vem, a gente sobe rapidinho. Vem, vem, vem…
E eu resmungava:
_Ah pai, tô cansada, não agüento, tá calor!…
Ele conversava comigo, conversava, conversava… quando eu percebia, já estava no alto da escadaria.
Meu pai e o centro velho de São Paulo aos domingos – uma combinação do passado que ficou registrada em minhas lembranças.

São as minhas memórias da Ladeira da Memória!…”

(No começo do século XIX, no centro da cidade de São Paulo, o Largo da Memória, localizado no início da rua Palha – atual rua 7 de Abril, era ponto de reunião dos moradores da província e caminho obrigatório dos viajantes que paravam para encher os seus cantis na bica ali existente.)

Foto: Ladeira da Memória.
São Paulo por KASchramm e tchello
Aqui!

4 Respostas para “…saudades de subir escadas!

  1. Oiii Tani!!! Nunca fui muito boa de subir escadas, já que eu sou lesada desde criança, agora então que está difícil…Um degaru até consigo, com muito custo, mais também não pode ser muito alto… Adorei a crônica!!!!! Beijos!!!

  2. Oi Tuigue!Eu subia e descia escadas correndo – treinava para corridas. Hoje, só com ajuda – as pernas não dobram sozinhas e o equilíbrio é quase nenhum – perigoso cair! Quando sentada, as pernas obedecem melhor.Beijo!

  3. Eu conheço esta ladeira! Quando vim morar em Sampa eu a conheci e me apaixonei, ela é linda! Mas esta abandonada, e a população não respeita o seu proprio quintal, que dirá uma pequena ladeira de pedra no meio do caus!

Deixe um comentário

